Classificados de jornais antigos mostram como era o visual dos “bairros nobres” da Capital de Goiás antes da chegada dos prédios.
Você se lembra como era passear pelas ruas do Setor Bueno na década de 1980? O bairro da região sul de Goiânia hoje é conhecido por seus luxuosos apartamentos e grandes arranha-céus. Em pesquisa no acervo do jornal Diário da Manhã do início daquela década, ao observar os anúncios de casas à venda, é possível sentirmos uma fração do que seria viajar no tempo para essa parte da Capital.
Boa parte desses casarões já foi demolida, a partir do momento em que mantê-los onde estavam se tornava menos lucrativo do que explodi-los. No lote onde eles estavam, hoje existem prédios imensos, com com vários apartamentos, cada um a ser vendido por uma preciosa quantia. Incorporadoras como a (aparentemente) extinta Nain, anunciavam seus empreendimentos com direito a foto nas primeiras páginas das “páginas amarelas” do impresso, que em seu auge estava presente na maioria das bancas de Goiânia.
Além do Diário da Manhã, vários outros periódicos históricos da capital podem ser encontrados para pesquisa gratuita em suas versões digitalizadas no site do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), na sessão Hemeroteca Digital. Ao acessar esses arquivos – as fotos principalmente – é possível se colocar no lugar dos nossos familiares que viveram a época, há 40 anos, quando celulares, computadores e internet ainda não eram uma realidade, e os robustos jornais de papel impresso eram um ítem obrigatório para quem queria se manter informado.
Gostou de voltar no tempo? Acesse a mais essa matéria sobre a recente valorização das antigas TVs de tubo para a reprodução de jogos de video-games antigos, numa febre que vem crescendo entre os amantes dos jogos, também conhecida pelo termo em inglês retrogaming.

Viagem no tempo. Muito bom refletir sobre o passado e entender o presente.
Pingback: Cinema goiano é tema de nova série via streaming - redeatualiza.com.br