Estudante de Atitude: Colégio Francisco Santiago é destaque em projeto da Controladoria-Geral e SEDUC

O Projeto Estudante de Atitude, uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, tem por objetivo desenvolver o senso de cidadania entre os alunos, além de incentivar a participação social nas unidades de ensino da rede pública em Goiás. O projeto promove uma gamificação entre os estudantes, impulsionando práticas de fiscalização e voluntariado, prevenção à corrupção e estratégias de transparência.

É neste contexto que o Colégio Estadual Professor Joaquim Francisco Santiago vem desempenhando um papel crucial na formação cidadã de seus estudantes. O projeto, aplicado na unidade escolar desde 2024, já acumula diversas ações de impacto pedagógico e social, como a construção do Cantinho da Leitura, implementado com a participação ativa dos alunos.

Vanuza Ferreira Soares, coordenadora pedagógica da escola, explica que um dos objetivos do projeto é fomentar o protagonismo juvenil dos estudantes e que, para isso, eles são incentivados a participar “da construção de espaços interativos na escola, espaços para leitura, convivência, lazer e interação”. “Os estudantes ajudaram a construir e cuidar, a zelar por esse ambiente”, pontua a educadora.

“A operacionalização da proposta desse trabalho irá proporcionar ganhos pedagógicos, despertando o gosto pela leitura e também pela ‘leitura deleite’, que não é aquela leitura com cobrança em sala de aula, preenchimento de ficha ou reconto. Ela é espontânea, feita pelo estudante por prazer, permitindo o contato com diferentes obras literárias”, explica Vanuza.

Em 2025, Ana Vitória Botelho da Silva, estudante-orientadora, e Lai Gleis Gomes, professora de Língua Inglesa e mobilizadora do projeto na escola, já se movimentam para dar corpo aos desafios propostos pela CGE e Seduc-GO. Este ano, elas propuseram a revitalização de uma área da escola para a construção de um espaço de vivência, que contará com um espaço de descanso, uma pequena biblioteca e jogos pedagógicos.

Para isso, toda a comunidade escolar está envolvida na realização de um bazar, que visa levantar fundos para a aquisição de materiais que serão utilizados na construção e ornamentação do novo espaço interativo. A professora Lai Gleis vai mais adiante: convida empresários locais para serem parceiros do projeto por meio de doações. Além dos materiais estruturais, os estudantes também vão arrecadar livros e jogos didáticos para compor o ambiente.

Os jogos pedagógicos, de acordo com Vanuza, cumprem um papel social importante: “vêm para atender práticas inclusivas, de respeito e valorização da diversidade, incluindo estudantes neurodivergentes, que estão inseridos no contexto da nossa unidade escolar”, pontua a coordenadora pedagógica.

Desde o início do ano letivo, os educandos já participaram de diversas atividades dentro do Estudante de Atitude, como o “Grito de Garra”, um brado composto e interpretado pelos próprios alunos, carregando mensagens de valorização à Educação e ao Colégio Francisco Santiago. Outra etapa do game consiste na elaboração de uma redação para o 14º Concurso de Redação da CGE, com o tema “O clima está mudando, e você?”, que visa estimular o senso crítico dos estudantes sobre as mudanças climáticas. As melhores redações podem concorrer a premiações, que beneficiarão alunos e educadores.

Para a estudante-orientadora Ana Vitória, de 14 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, a experiência de participar do projeto tem sido enriquecedora. Entre os benefícios, tanto para a sua desenvoltura escolar quanto para a de seus colegas, Ana Vitória destaca a troca de experiências com alunos de diferentes séries e a possibilidade de ser voz ativa na comunidade escolar, participando de decisões importantes que impactam a rotina acadêmica, como as Auditorias Civis, que avaliam, por exemplo, pontos de melhoria na infraestrutura do colégio.

“Como estudante-orientadora, meu papel é atuar como suporte para meus colegas, auxiliando-os em suas jornadas acadêmicas. Isso envolve compartilhar conhecimentos, oferecer orientações sobre métodos de estudo, ajudar na organização de projetos e trocar experiências que possam enriquecer o aprendizado. Além disso, busco criar um ambiente colaborativo, onde todos se sintam à vontade para discutir dúvidas e ideias. Meu objetivo é contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos meus colegas, promovendo um aprendizado mais eficaz e integrado”, diz Ana Vitória.

O Projeto Estudante de Atitude tem como objetivo reforçar o ambiente escolar, incentivando os alunos a serem protagonistas na construção de atitudes que influenciam seu aprendizado e formação cidadã. Segundo Wesley Campos, diretor da unidade escolar, a iniciativa é abraçada pela comunidade acadêmica em parceria com o governo do estado, possibilitando que alunos, professores e orientadores trabalhem juntos para orientar e auxiliar os estudantes “da melhor forma possível”.

Ana Vitória, de 14 anos, estudante-orientadora do projeto, carrega uma responsabilidade: ser suporte para os demais colegas, auxiliando-os em suas vidas acadêmicas (foto: Khryst Serpa)

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