Congada de Niquelândia celebra Santa Efigênia

Aos 290 anos, Irmandade de Santa Efigênia emociona fiéis com música e dança, celebrando a cultura afro-brasileira

Teve início nesta sexta-feira (25) a Congada de Santa Efigênia, em Niquelândia, a 308 km de Goiânia. A cidade completou 290 anos em 2025, consolidando-se como a Capital Cultural do Norte Goiano, graças às festas tradicionais como a Folia do Divino, as Congadas e a Romaria de Muquém.

A Congada de Santa Efigênia é realizada no município há mais de 200 anos, tendo começado no Arraial de Traíras, durante o período escravista. As congadas surgiram como uma rara oportunidade para homens e mulheres escravizados exercerem sua fé, promovendo parca aceitação social e levando algum alívio emocional aos campos de trabalho forçado.

A resistência desses povos deu origem a uma das mais importantes manifestações religiosas e culturais do catolicismo popular brasileiro, que perdura até os dias atuais por meio da tradição oral, transmitindo os ensinamentos e a devoção à Santa Efigênia às novas gerações.

Centenas de congadeiros percorreram importantes vias da cidade, conduzindo os festeiros até a Igreja de Santa Efigênia, onde reencenaram a tradicional dança do Congo. Com ternos brancos, saiotes vermelhos sobrepostos por fitas multicoloridas e o penacho, que referencia os povos indígenas, especialmente os Avá-Canoeiro, a Irmandade de Santa Efigênia homenageia não apenas sua padroeira, como também a sua ancestralidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *